facebook

Vivendo em Palmas e passeando pelo Jalapão

E mais uma passagem por uma cidade planejada e mais uma capital do Brasil conquistada. Eu sou a Danny Truffi e este é o Podcast do portal We Go, um espaço de experiência compartilhada e expressão da alma. Neste episódio pretendo expressar a minha experiência sobre a capital do Tocantins, a jovem e incrível Palmas! Ouça para que você possa se inspirar e romper as suas próprias barreiras.
Quem nunca ouviu aquela infame brincadeira: Fulano não merece só Palmas, mas o Tocantins inteiro! Apesar de ser meio sem graça, é uma boa brincadeira com um dos mais jovens estados da federação: o Tocantins. E Palmas é a sua capital, que foi fundada em 1989.
Talvez seja uma cidade um pouco desconhecida do grande público, mas guarda muitas curiosidades e um excelente projeto urbano. A cidade é tida como a última cidade completamente planejada do século 20.
Pois é, saímos do Goiás, mais especificamente após a nossa parada na Chapada dos Veadeiros e viemos parar no Tocantins. Miramos uma hospedagem agradável e lá fomos nós.

A estrada entre Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso e Palmas é boa e fizemos uma viagem tranquila.

Em nossa estadia em Palmas tivemos uma grata surpresa ao chegar no imóvel. Pois o apartamento  era extremamente agradável, muito superior as fotos do Airbnb, a, a anfitriã é muito simpática e nos oferece self check in e self checkout. as instalações do condomínio  e a localização desta hospedagem forneceram o pacote completo para uma estadia tranquila e relaxante,

Chegamos em Palmas e na noite seguinte, os homens de nosso grupo, Daniel e Vinicius foram para São Paulo, passamos então sozinhas, as três integrantes da ala feminina desta aventura,  por 20 dias desbravando as terras do Tocantins. Engraçado como em todo lugar que chegamos passamos pelas mesmas fases e já comentei isto daqui em episódios an anteriores. No início tudo não dá medo e insegurança, não sabemos onde ficam os estabelecimentos e onde encontramos os elementos de nossa sobrevivência. Dirigir em um lugar novo é um desbravamento e da-lhe GPS, santo GPS, aos poucos vamos nos adaptando à nova rotina e por aqui não foi diferente, rapidamente percebemos que tudo em Palmas é uma questão de rotatórias, por se tratar de uma cidade planejada, fica bem fácil de se localizar e se familiarizar com a cidade, vai reto vira a li passa duas rotatórias e na rotatória seguinte chegou, e assim entre retas e rotatórias vamos entendendo onde fica tudo!

Palmas é uma cidade planejada e jovem. Estas duas características são bem marcadas e perceptíveis no dia a dia de quem está em Palmas. Não se vê sujeira pelas ruas, não temos grandes picos de trânsito e a cidade é muito bem cuidada. Os jardins são limpos e certinhos, aqui sim a sensação de estar em uma maquete é muito real. 

A única coisa que realmente estranhamos foi o calor do Tocantins, minhas Deusas como é quente este local, o ar condicionado é item de sobrevivência, porém ao final de todas as tardes vem uma chuva enorme, com direito a raios e trovões

Além disso, a capital tocantinense conta com uma infraestrutura que garante uma ótima qualidade de vida. Ao transitar pelas ruas sentimos a tranquilidade de estar em um local seguro. Em nenhum momento tivemos qualquer tipo de sensação de medo e insegurança. Temos a nosso dispor a grande praça dos Girassóis que além de ser um ponto turístico, é também um ótimo local para prática de exercícios ao ar livre.

Também para a prática de exercícios ao ar livre podemos contar com o parque. Que além de ter uma uma pista de cooper de tres quilômetros em meio a mata envolta de um enorme lago, temos uma trilha de dois quilômetro no meio da preservação da mata. 

Muitas famílias vão até este parque no final da tarde para Pic NIc, brincadeiras no parquinho, andar de pedalinho, enfim é um parque bastante frequentado pelos moradores de Palmas.

Agora um fato de cair o queixo, que não é de conhecimento geral da população, é que em Palmas temos praia!! Sim praia de verdade, praia com água e areia. E não é uma só, temos uma orla toda a nosso dispor, praia da Graciosa, praia da prata, praia do caju, ou seja , quem quer tomar sol, jogar frescobol, e se banhar, em palmas tens esta possibilidade.

Além disso, um passeio muito procurado em Palmas é o da Ilha do Canela, que um pequeno barquinho nos leva até a Ilha situado em meio ao Rio Araguaia, lá na Ilha encontramos restaurante com cadeiras e espreguiçadeiras, vale o passeio.

 

Bem, como todos sabemos, Palmas passou a ser mais procurada e conhecida após o aumento de turistas procurando as imagens paradisíacas do Jalapão!

 

A fim de conhecimento devo dizer que o Parque que compõem o parque do Jalapão são as cidades de São Félix do Tocantins, Ponte Alta e Mateiros.

Pois bem, tivemos a oportunidade de estar no Jalapão, mais especificamente em Ponte Alta do Tocantins e sim vale muito a pena.

Sabe aquelas imagens da natureza que vemos por aí e às vezes pensamos que nem deve ser tudo isso e que o Photoshop ajudou a imagem ficar mais bonita?

Jalapão é assim de verdade! Não é fotoshop não.

As cidades são bastante humildes e pequenas, são cidades ainda em desenvolvimento, porém contém a estrutura necessária para sobrevivência de terráqueos turistas que queiram apreciar as belezas naturais da região.

A histórias de atolamento que permeiam o local no que se refere às estradas é real!! Ouvimos de tudo um pouco, que tem gente que vai de Kombi, que tem gente que vai de moto pequena, que tem gente que vai de carro antigo, mas pela nossa pouca experiência por lá pudemos perceber que o carro 4X4 é de extrema necessidade, pois realmente tem muita pedra, muito buraco e muita areia, muita poça também, desta forma transitar de um lugar para o outro é sempre uma aventura. mas que vale muito a pena!

Enfim, o que posso dizer do Tocantins, baseado em nossa experiência é: Se pretende ir ao Jalapão simplesmente vá, não pense duas vezes pois vale a pena e vi com meus próprios olhos, e não deixe de passar em Palmas, reserve alguns dias para esta Capital pequena e simpática do interior de nosso Brasil.

Considero importante ressaltar que o intuito deste Podcast não é o des ser um guia de viagens e sim, volto a repetir, um espaço de experiência compartilhada, porém se quiser mais dicas de estadia e mais detalhes pode nos perguntar la no Instagram ou em nosso e-mail que será um prazer fazer nossas recomendações. obrigada por me ouvir e até á próxima pessoal.

Ouça o PODCAST desse texto

compartilhe essa ideia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

escute o We Go