facebook
Receita de Nhoque na manteiga
com alecrim e nozes

Receita de Nhoque na manteiga com alecrim e nozes

Este é um dos pratos italianos que pode ser considerado sinônimo de almoço em família. Claro que temos ainda a macarronada entre outros, mas acredito que o nhoque seja uma estrela e tanto, pois não é sempre que é feito e quando alguém diz: – Hoje tem nhoque! Podemos ouvir a animação da família ressoar pelo ambiente!

A nossa receita mistura o tradicional nhoque de batata com algumas dicas para incrementar, como o uso das nozes, por exemplo. Tenho certeza que você vai gostar muito!
Então vamos à receita!

Para a massa:

  • 900 g de batata
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • Fubá para forrar a bancada e os nhoques ficarem mais firminhos e sequinhos para cozinhar ( esta é a nossa dica de ouro)

Para  finalizar o Nhoque:

  • Manteiga – o suficiente para dourar os nhoques;
  • Alecrim;
  • Nozes a vontade;
  • Queijo parmesão a vontade.

E agora? O que fazer com os ingredientes?

  1. Com as batatas: lavar, descascar ( normal), depois cozinhar a batata, na água com sal. Pode deixar a batata molinha
  2. Depois da batata cozida, tem que amassar, pode ser no garfo, pode ser no espremedor, enfim, amassar as batatas da forma que lhe for melhor. Claro que no espremedor fica melhor, mas não é a falta de espremedor que vai te impedir de realizar a receita. Importante fazer este processo de amassar com a batata ainda quente, fica mais fácil e possível de amassar o suficiente. O importante é que a batata fique uma massa.
  3. Com as mãos e claro, com a batata quase fria, amasse as batatas com o sal e na sequência acrescentar 1 xícara de farinha, vai colocando aos poucos a farinha e vai amassando com os dedos.
  4. Agora, é só mexer mais um pouco com as mãos mesmo, dai , ir acrescentando a farinha para dar o ponto. O ponto ideal:  perceber se a massa parou de grudar nos dedos.
  5. Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande (ou refratária) com óleo. Assim que a água ferver, misture ½ colher (sopa) de sal.

 

  1.  Depois é só enrolar, fazer um rolo fininho de 1 cm de diâmetro e cortar em cubinhos ( 2 cm). Aqui também entra o fubá, antes de fazer os cubinhos, forrar a bancada com fubá e enrolar os cubinhos neste fubá.  Forre uma assadeira com fubá e vai colocando os cubinhos de Nhoque na assadeira
  2. Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 15 nhoques por vez na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para a assadeira untada com óleo. Cozinhe todos os nhoques.
  3. Reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento, que vai ser usada no molho.
  4. Para finalizar a receita: tudo junto na frigideira, ao fogo médio. Quando aquecer, junte ½ colher (sopa) de manteiga, o alecrim e  coloque quantos nhoques couberem na frigideira, sem amontoar. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado, gosto de quando fica meio tostadinho a manteiga nas “faces”dos cubinhos. Para finalizar, pode colocar as nozes por cima. Repita com o restante, adicionando mais ½ colher (sopa) de manteiga.
  5. Para ficar bonito e muito gostoso: Capriche no parmesão por cima….O quanto gostar.

compartilhe essa ideia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

escute o We Go