Sabe quando você sente que tem que nadar contra a correnteza e fazer diferente? Sabe quando você sente medo e ainda assim faz, porque o seu coração está pedindo? Pois é, para mim tem sido assim em algumas barreiras que tenho que romper, principalmente na educação dos meus filhos e na jornada fora do senso comum que tenho trilhado.
E é sobre isso que esse episódio vai tratar, no geral, sobre educação, onde o mundo é a escola. Vou falar sobre as barreiras que rompemos diante dos desafios da aprendizagem autônoma e do autoconhecimento.
As meninas e eu viajamos para o Vale do Capão, é um bairro do distrito de Caeté sul, que fica no município de Palmeiras. É um local considerado místico. E lá ficamos as meninas e eu.
As meninas, longe das figuras do pai e do irmão, puderam se empoderar. Conseguiram ver como é ser forte, quando se é independente. E criei um laço maior com elas. Houve um enriquecimento nas relações. Elas entenderam o conceito do: We can, do it!
Para mim, essa experiência no Vale do Capão gerou uma amplitude de mundo para as minhas filhas e para mim mesma. Essa experiência de aprender com o mundo, o World Schooling.
Porque não estamos mais falando de uma vida construída através de um repertório único e exclusivamente familiar. Em uma sociedade ou comunidade pequena, onde as pessoas se deslocam pouco. Estamos falando de um novo tempo, de um mundo globalizado, com acesso à internet. E assim, estamos falando de um mundo com acesso ao mundo.
E a partir desse momento em que admitimos que vivemos nesse status, com essa possibilidade de construção de repertório e construção de aprendizagem e não utilizar isso à nosso favor: é um desperdício.
Então, se a minha família e eu temos esse privilégio de poder “experienciar” o mundo e a vida, isso tudo e além de construir conhecimento através de um outro paradigma, se já rompemos a barreira do paradigma “cartilha escolar” e assim fazendo aprendizagem através da autonomia e projetos de conhecimento, então imaginei que durante esses dias que passamos juntas, o quanto elas puderam ter de avanço em aprendizagem sem ter aulas, por exemplo.
Mas quero deixar claro que em momento algum estou invalidando o conhecimento obtido através das aulas e dos livros. Estou apenas valorizando a autonomia e a liberdade no aprendizado. O quanto uma criança pode aprender no simples ato de aprender e experienciar. Toda a aprendizagem obtida através das aulas tradicionais, dos livros, passa a não ser somente a única forma de aprendizagem.
We Go Rompendo Barreiras é um projeto de experiências compartilhadas a partir da vivência de uma família nômade, que vendeu tudo e saiu viajando pelo Brasil.
A jornada seguiu inicialmente sem muito planejamento. E foi com a cara e a coragem que resolveram viajar trabalhando em lugares diferentes. Passam a maior parte do tempo trabalhando, estudando e se desenvolvendo intelectualmente.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |