facebook

Como disse no episódio anterior, em nossa ida da Bahia à Goiania, tivemos a felicidade de parar por quatro dias em Brasília, para que pudéssemos explorar um pouco deste lugar e passarei neste episódio, que chamarei de pílula por ser curtinho, um pouco de nossa impressão da Capital do país. Meu nome é Danielle Truffi e este é o Podcast do Porta; We Go. um espaço de experiência compartilhada e barreiras rompidas, ouça para que você possa romper as suas próprias barreiras, vem com a gente vai ser mais leve garantimos.

Antes de ir para Goiânia passamos por Brasília, aproveitamos que era um final de semana e paramos por quatro dias e três noites, no Distrito Federal para conhecermos esta parte e central e importante do Brasil
O que mais nos intrigava era essa tal história de conhecer uma cidade planejada, como assim? Do que estamos falando? Cidade planejada? Fantasiamos um pouco e imaginamos uma cidade maquete, além disso outra curiosidade pairava em nossas cabeças … .como começaram a habitar a tal cidade planejada?
E isto fomos descobrindo aos poucos, o que mais chama atenção em cidade planejada é o fato de encontrarmos o comércio setorizado, então onde se vê consultórios médicos pro exemplo, vemos todos juntinhos, e o mesmo para os demais tipos de comércios. Sobre a
Brasília é uma cidade planejada e nasceu em 1960, sendo assim, uma cidade relativamente nova. O presidente da época Juscelino Kubitschek resolveu construir uma cidade planejada no meio do nada para ser a capital de nosso país. Nos passou a impressão de uma cidade muito bonita, organizada e limpa.

Como todos sabemos Brasília é a capital Federal do Brasil, e é por lá que fica a Sede Federal do Distrito Federal e por isso, ela é tão falada nos telejornais e sites de notícias. Afinal de contas, é por lá que mora o presidente e os demais nomes importantes do governo.

Brasília foi inicialmente planejada por blocos, tendo setores específicos divididos por cada tipo de comércio, como citei acima.

Brasília tem avenidas extensas que cruzam a cidade, fato que gera bastante controvérsias, pois por lá fica difícil ir de um lado a outro da cidade a pé ou de bicicleta.

Ainda assim observamos muitos ciclistas pela rua, porém se exercitando, não me pareceu que as bikes são uma opção corriqueira de meio de transporte e deslocamento, propriamente dito.

Assim como em toda cidade grande e urbana, Brasília conta com parques arborizados para a prática de esportes, pista de cooper, quadras e parquinhos infantis , fomos caminhar e correr no parque da Cidade, então deixo aqui um destaque à ele, pois é um espaço agradável para se exercitar e vale a pena conhecer. sei que existem outros parques na cidade como o parque nacional de Brasília, o parque olhos d’água, mas estes não tivemos oportunidade de conhecer, no entanto, me parece ser também interessantes.

Como disse, passamos poucos dias por Brasília, então infelizmente não conhecemos com profundidade nenhum ponto turístico, porém passamos em frente e fotografamos os principais, como o Congresso Nacional, o palácio da Alvorada,praça dos três poderes, o palácio do Planalto e a Ponte JK. e, mesmo que de passagem e olhando rapidamente achamos enriquecedor passar em frente à pontos do país que conhecemos tão bem, cotidianamente, por fotografias e televisão. Fomos também no memorial JK, que é um espaço bacana para conhecer a história. E, ao final da tarde caminhamos pelo Pontão do lago Sul, que é um espaço agradável, e muito bonito para belas fotografias. Vale mesmo a pena caminhar por lá, pois a vista é linda. Infelizmente não fomos a nenhum restaurante do pontão, mas por ali encontram-se diversas opções gastronômicas, que nos chamaram a atenção pela beleza dos espaços..

Nossas refeições ficaram em torno de nomes conhecidos de lanches e pratos prontos das grandes redes, as demais refeições eram substituídas por amendoins e castanhas mesmo.
Para concluir…para quem não conhece e tem curiosidade vá a Brasília, afinal de contas faz parte da história e querendo ou não, tudo que acontece por lá mexe com nossos dia dia.

Ouça o PODCAST desse texto

compartilhe essa ideia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

OUtros posts

escute o We Go